As velhas cantigas!



Bom, venho por meio deste declarar minha profunda preocupação com as cantigas infantis brasileiras. Eu fico abismado com o conteúdo das letras, que seguidas de ritmozinhos bestas fazem as crianças jamais esquecerem de sua melodia grudenta e enjoativa.
Eu nunca tinha parado pra prestar atenção nessas letras, até pq tenho mais o que fazer oras ¬¬ Mas como a minha mãe trabalha com crianças de segunda série, ela consegiu um cd com cantigas folclóricas, que contém as respectivas letras. Enquanto eu me divertia lendo essas poesias lindas [ou quase-poesia?!], me deparo com a letra de 'Eu sou Pobre, Pobre' [Eu sou pobre, pobre, pobre, de marré, marré, marré.], e interpreto a história que a música conta, que é a seguinte:
Um menino, que é pobre, quer a mãe de uma das filhas de uma mulher rica, sendo assim, a sua respectiva herdeira também é rica, imaginam o que acontece? EXATAMENTE! Golpe do baú! E o pior de tudo, quando o rapaz pobre vai pedir a mão de alguas das filhas da senhora em casamento, ela diz: 'Escolhei a qual quiser'. COMO ASSIM?! Quer dizer q eu chego pra uma mãe de quatro filhas e digo q quero me casar, e ela diz pra eu escolher uma das filhas dela!? No mínimo, a mulher é uma casamenteira mal-sucedida. Bom, peculiaridades à parte, o final da música é o seguinte: 'Eu de pobre fiquei rico, de marré, marré, marré. Eu de rica fiquei pobre, de marré deci' Está mais do que provado que o problema do Brasil está na formação moral de nossas crianças, que com contigas como essa, soh pensam em conseguir dinheiro fácil.
Isso sem contar a 'Cai cai balão'. Soltar balão é crime, como que as crianças vão agir dentro da lei se música infantis incentivam o crime e a pratica de atos ilegais.
Além de muitas incentivarem a pratica de violencia, como a clássica 'Atirei o pau no gato', o que que o gato de fez!? Garanto que nada, e já tão descendo a lenha no gato, e o que mais me adimira eh a maldita da Dona Chica, que se adimira com o berro do gato, incentivando os muleques a darem mais pauladas no pobre felino indefeso. E também tem uma que tem mensagens subliminares de violência, que é a 'Onde está a Margarida?', esta Margarida, que é a personagem principal dessa música, tenta atirar pedras em todo mundo que está na volta de seu castelo, sem piedade alguma, ela atira várias pedras, ai quando ela não acha mais esta munição primária, ela simplesmente sai de seu castelo como se nada tivesse acontecido, esse pessoalzinho importante se acha soh pq estão em um castelo, e acham que podem fazer o que quiser.
Não sei o que o futuro nos reserva, amigo, mas se continuarmos a educar nossas crianças desta maneira, todas sempre farão alguma prática ilegal, ou atiração pedaços de madeira em gatos, atirarão pedras nas suas visitas, irão se casar com alguma filha rica e dar o golpe do baú, ou até provocar queimadas gigantescas. Pensem nisso, e façam seus filhos ouvirem Vivaldi, Mozart, Bach, Beethoven, assim eles serão pessoas melhores, ou não.

Andrew M.

4 coment(s):

Anônimo disse...

é amigo, coração não cabe mais no peito.

cara tu é um gênio, não é atoa que é meu amigo xD tá , mas enfim, a mais pura realidade, boa análise e muito bem interpretada com as palavras, tu já penso em escreve um livro?! eu pilho em te ajuda!
abraço

Anderson disse...

realmente, tanta gente preocupada em educar seus filhos de forma mais correta o possivel. Mais esquecem que desde pequeno se deve ter uma boa insentivação tanto psicologica quanto musical!hehehehu

Falou e disse, CUPIM!!

_ disse...

Genial :D

Mas eu digo (e muita gente acha que eu estou esnobando ou me entreguei ao imperialismo forasteiro) mas a cultura brasileira é extremamente fundada em preconceitos.
Sempre me pareceu bobagem a preocupação com cantigas infantis, cheguei a pensar que só atiraria o pau no gato quem assistisse muito desenho animado e levasse literalmente :P

Mas observando como certas coisas bobas grudam na nossa cabeça, dá pra ver como quase-poesias dessas acabam fazendo a cabeça das crianças :\
Mesmo que não façam o que as letras dizem, vão achar aceitável fazer atrocidades >.<

E o pior é que, se eu conheço o Brasil nesses 17 anos, em pouco tempo haverão cantigas com sinfonias de Mozart no fundo D:


Abraço ˆˆ

Matheus Jost disse...

esse mundo ta perdido, tanto na infantil quanto na adolescente, ou preciso descrever a letra de algum funk pra entender isso?

Postar um comentário