Mundo efêmero.

Boa noite, minha gente!
Hoje tive um daqueles surtos de querer escrever loucamente pelas pautas das folhas pálidas de um caderno qualquer, mas me deparei com o mesmo problema de sempre, que é justamente o não ter assunto do qual escrever. E como esse é sempre o problema, resolvi chegar até a raiz deste maldito problema, que no meu caso é a velocidade com que as informações passam por mim, sem que eu perceba.
Me refiro a todos os tipos de informação, tudo fica extremamente efêmero nos dias de hoje, e não digo nem de um dia para o outro, mas em questão de horas uma informação já consegue se tornar obsoleta. Muitas vezes o assunto que está em voga na manhã, pode não estar mais sendo comentado durante a noite, na janta de família. Aliás, o ato de reunir-se na mesa com os familiares para apreciar uma refeição ainda existe? Sinceramente, eu não sei.
Enfim, o ponto que eu quero chegar é que essa quantidade exagerada de informações, em curto período de tempo, está extenuando a nossa percepção do real sentido que as mesmas trazem consigo. Há um tempo atrás [antes de inventarem o replay], discutia-se exaustivamente durante dias se aquele lance do jogo de domingo tinha sido falta, ou não. Ou até mesmo se o atacante estava realmente impedido. Claro, esse é um exemplo tosco, mas conseguíamos absorver a informação muito bem.
Durante o dia inteiro, somos bombardeados com informações do mundo inteiro, as vezes informações sem relevância alguma para nossas vidas, e acabamos dando uma ênfase errada para esta informação, deixando passar fatos importantes para as nossas vidas de uma forma efetiva. Um belo exemplo são as eleições, muita gente não conhece nem as propostas dos candidatos, ou até pior, não conhecem nem os candidatos, embora já saibam em quem votar. 
Tudo está virado! As pessoas dão importância demais para coisas mesquinhas do que para o que importa. Sabem o nome de todos atores da novela, mas não sabem quem cuida da própria cidade onde moram, não sabem pra onde vão os impostos que pagam, ficam revoltados quando veem um escândalo na televisão, mas não se movem dos seus assentos para fazer algo, limitam-se a discutirem e xingarem em rodas de amigos, e acomodam-se novamente, para novamente olhar a novela, esquecendo-se do escândalo do dia anterior.
E isso é perfeitamente compreensível, visto que a mente humana é medíocre e só aguenta uma certa quantidade de informação, só temos de decidir o que vamos absorver e o que vamos deixar passar para o esquecimento.
Não sou nenhum ativista político, aliás, odeio isso. Mas quero sim um lugar melhor para estar, viver, criar meus filhos e aquela coisa toda. Eu realmente me preocupo com o que temos pela frente, e realmente me irrito com toda essa comodidade que eu vejo estampada nos rostos dos transeuntes que vejo todos os dias passeando no shopping, como se tudo fosse perfeito.

Eu sei que eu não vou mudar a tua opinião, nem quero isso. Quero que vejas se o que está a fazer condiz com aquilo que tu julgas certo. Mas eu tenho a consciência tranquila, por fazer exatamente o oposto do que tu fazes.
E hoje era isso, outro dia faço um post menos revoltado, porque as vezes é preciso falar o que há muito está preso.

2 coment(s):

Unknown disse...

@cupim_sixteen a forma como começa e pra onde se estende , é tudo questão de parar pra se pensar, e fez muito bem é a real e instigou isso. MUITO BOM Parabéns MeW!! =D
O país seria outro se todos se dessem conta =).. mas voltemos pra novela haushushausha aah tri XD...
eu outrora me dei conta disso, o problema é sair da comodidade... =x
Abração

Thomas Cobain disse...

Mais uma vez concordo com a dissertação, meu caro...
Eu, logo eu que raramente voto em alguém por ser meio anarquista/apolítico/besta já estou pensando em não votar nulo nessas eleições...
Mas é verdade, o povo está muito alienado, não se lê mais jornais e infelizmente não temos mais nem tempo pra isso, tamanha quantidade de informação que nos tomam conta do dia

Abraços amigo!

Postar um comentário